exposure
painting
Como a música te toca?
Esta foi a pergunta base desta exposição. E quando começamos a pensar na música, rapidamente fomos ao encontro das memórias musicais alegres, saudosas e amorosas do Alentejo e particularmente de Castelo de Vide. A partir deste momento, fomos ao encontro do que a Fundação Nossa Senhora da Esperança tem de mais precioso: as pessoas que fazem dela o seu lar, com todas as suas vivências, e que guardam consigo quase um século de história de Castelo de Vide, do Alentejo e de Portugal. Estas memórias estão intrinsecamente associadas às músicas que marcaram a existência individual e coletiva destas pessoas.
E com a música vem a celebração. Seis instituições de Castelo de Vide e Portalegre juntaram-se para comemorar as alegrias das nossas vidas e continuar a construir a nossa história e a nossa memória coletiva.
Mais de 500 pessoas destas instituições participaram na preparação da exposição, produzindo carinhosamente milhares de flores de papel.
Agradecemos a todas estas pessoas que direta ou indiretamente doaram o seu tempo para a concretização desta exposição, sendo elas, o Lar da Terceira Idade de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas, a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide, o Centro Paroquial de Assistência de Castelo de Vide, a Escola Garcia d’Orta de Castelo de Vide, o Pré Escolar da Escola Básica da Corredoura de Portalegre, o Pré Escolar do Centro Infantil São Lourenço de Portalegre, a Fundação Nossa Senhora da Esperança e às Voluntárias sempre dispostas a ajudar.
A Fundação Nossa Senhora da Esperança tem uma tradicional atuação no ensino e capacitação dos cegos, sendo assim o Centro de Arte e Cultura propõe exposições que pretendem ir além da acessibilidade, mas pensadas em experiências completas para todos os tipos de públicos. Além da satisfação visual, pretendemos despertar a audição, o olfato, o tato e o paladar, reativando memórias em experiências multissensoriais. Dando continuidade à exposição “Aromas que nos Guiam” que em 2021, apresentava as peculiaridades do olfato, agora apresentamos a exposição “Sons que nos Tocam”.
Ficha Técnica
Projeto Expositivo | Lúcia Bertazzo
Curadoria | João Palmeiro
Equipa Técnica e Utentes da FNSE
Com o Apoio:
Lar da Terceira Idade de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas
Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide
Centro Paroquial de Assistência de Castelo de Vide
Escola Garcia d’Orta de Castelo de Vide
Pré Escolar da Escola Básica da Corredoura de Portalegre
Pré Escolar do Centro Infantil São Lourenço de Portalegre
Voluntárias da Fundação Nossa Senhora da Esperança